terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vivendo e aprendendo

Ontem descobri a Thais do vida organizada. E vou te contar, acho que depois dela, tudo vai ser diferente rsrs.
Fiquei tão entretida nas informações sobre organização dela, que esqueci uma panela no fogo. Mas não foi o feijão que queimou, foi a escova de dentes do meu filho que eu resolvi esterelizar. Quando o cheiro chegou ao escritório já era tarde demais (mas muuuuito tarde). Tivemos que trancar o gato, abrir as janelas em pleno inverno. Sorte que o quarto do meu filho estava com a porta encostada.
Mas enfim, escova de dentes nova, e um milhão de coisas para organizar depois das dicas da Thais.
Tenho até boa vontade, mas sou bem desorganizada, daquelas que pega as cartas joga na mesa para abrir depois, tira o casaco e larga pela sala, planeja o ano ano novo no dia 30 de dezembro. Não é que eu "sou assim", depois que eu descobri que existe metodologia para organizar as coisas, vi que era uma questão de desinformação e hábito mesmo.
Já comprei uns cadernos novos (achava que tinha passado dessa fase, mas enfim) vou tentar anotar tudo que me ajude a me tornar mais organizada e feliz.

Separei assim:
Caderno 1: agenda.
Fiz uma agenda como eu gostaria que as agendas fossem, porque não achei nenhuma que eu gostasse. Vai ser mais trabalhoso montá-la, escrever qual é o dia da semana, saber que dia acaba o mês, mas preferi assim. A primeira folha é um espaço para as pendências do mês, tipo uma capa. Para pendências como "vender minha bicicleta". Não é uma coisa que eu vou resolver amanhã, ou que eu consiga marcar o dia, mas é uma pendência que preciso tirar da cabeça e resolver ainda este mês, por isso ela fica lá.
Na folha seguinte ficam as pendências da semana. Como "dar banho no gato". Tem que ser essa semana, mas não sei o dia, não vou me comprometer para me frustrar.
E então, na próxima folha tem a semana toda numa mesma página (mais apertadinho mesmo) com as pendências e marcações daquele específico dia e hora. Para reuniões, pagamentos, emails que preciso responder, etc.

Caderno 2: Diário doméstico
Neste eu anotei tudo que eu tenho que fazer adaptando o método FlyLady.
Escrevi manualmente mesmo para eu gravar melhor, poder mudar sem precisar ficar abrindo o computador ou imprimindo. Até porque, se eu tenho a casa para arrumar, sentar na frente do computador não vai ser uma boa ideia.
Neste mesmo caderno vou fazer o cardápio da semana, como a Thais sugere que toda mãe organizada deveria fazer (assino embaixo) e acho que pode melhorar muuuito a minha vida, porque vou muito ao supermercado, não programo o que vou cozinhar e é um desperdício geral, de tempo, dinheiro e stress.
Depois do cardápio pronto, já faço a lista de compras no mesmo caderno.

Caderno 3: Projetos de vida
Esse vai ser um caderno mais profissional, mas não será uma agenda. Vai ser um caderno de ideias, ao mesmo tempo vou reservar um espaço para contatos, dados importantes daqueles que queremos acessar facilmente. É um caderno para escrever metas de longo prazo, também seguindo as dicas da Thais. Assim posso visualizar se o que eu faço hoje me faz chegar onde quero amanhã. Traçar metas, objetivos e checar para ver se estão sendo cumpridos. Nessa, vou incluir um aprendizado de alguns anos atras quando fiz um "treinamento" de neurolinguistica que dividia a vida em 7 saúdes. O que está sendo feito para cada uma delas?
Física, Espiritual, Intelectual, Familiar, Social, Profissional e Financeira. Não nesta ordem, porque elas devem estar em equilíbrio. O que na prática geralmente não contece. É muito comum gastarmos mais energia em um ou dois e esquecer o resto.

Bom, vou colocar os cadernos em prática e vou contando aqui como me saio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário